Os novos nômades

{13/07/2008} Surpreendentes fluxos migratórios podem ser registrados este ano, em diversos países de primeiro mundo e chamam a atenção de autoridades dos países europeus e estados americanos. Os dados finais ainda estão sendo computados, mas estima-se que a cifra de cidadãos em trânsito pelo planeta, já tenha atingido a casa de l milhão e 250 mil famílias, deslocadas de seus países de origem.

A diferença entre correntes migratórias consideradas normais, é que, o fluxo não vem de países em guerra, com problemas de perseguição política, religiosa ou racial, transtornos climáticos ou outras situações adversas que costumam causar êxodos.

O que está sendo constatado neste final de ano pelo corpo diplomático e agências de inteligência e polícia de fronteiras é um surpreendente movimento vindo das nações mais desenvolvidas em direção a América do Sul e até África. As primeiras debandadas passaram despercebidas, pois o jogo econômico escondia as reais intenções de grupos e corporações. Mais e mais europeus compravam terras em áreas antes consideradas 3º mundo, seja no Brasil, seja em outros países da América Latina. A invasão silenciosa, percebida pelo povo nativo, levava a outras inquietudes, resquícios dos tempos de colonização. Como abrigar essas mudanças sem continuar a devastação do planeta? Que mentalidade traria essa horda? {Crônica 122}

Nenhum comentário: